Emendas parlamentares de Rodrigo Cunha incentivam capacitação de apicultores no Sertão de Alagoas

Segunda edição do programa garante assistência técnica para 40 produtores rurais na região. Foto: Divulgação Beeva Brazil

Com recursos destinados por Rodrigo Cunha ainda como senador, o projeto Polinizando o Sertão 2 dará continuidade ao trabalho de capacitação e qualificação de 40 apicultores e agricultores familiares das cidades de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca, São José da Tapera e Pão de Açúcar, no Alto Sertão do Estado.

A novidade desta segunda etapa do Polinizando o Sertão é que 20 das 40 vagas serão destinadas a jovens com idades entre 18 e 25 anos, filhos de agricultores familiares, com prioridade para mulheres e pessoas em vulnerabilidade social. A primeira edição do projeto foi realizada há três anos, em uma parceria de Cunha com o Instituto Beeva Brazil – especializado em apoio ao desenvolvimento sustentável da apicultura por meio da tecnologia.

Ao todo, Rodrigo Cunha destinou quase R$ 1 milhão em emendas para esse trabalho no Sertão. A iniciativa já tem rendido frutos para os apicultores e refletido diretamente na renda dos produtores, como é o caso de Ivan Sérgio Alves, 43 anos, morador de Pão de Açúcar. Apicultor há quase duas décadas, ele conta que o projeto lhe capacitou e abriu os horizontes e portas para negociar o mel que produz, tanto para o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar), ambos do Governo Federal, quanto de forma fracionada, como ele mesmo explica.
“O Polinizando nos deu, por exemplo, uma visão muito diferente sobre higiene, manejo, limpeza na colheita, tudo isso foi obtido com o curso. Particularmente, aguardo com ansiedade o próximo para adquirir mais conhecimentos. E esse conhecimento fez meu rendimento crescer em até 70% a renda com a apicultura, e estou muito satisfeito, e agradecido ao Beeva e ao senador Rodrigo Cunha pela iniciativa”, declarou o apiculturista Ivan Sérgio Alves. Antes do curso, ele possuía 40 colmeias, número que subiu para 170 após o Polinizando o Sertão 1.
Para Rodrigo Cunha, atual vice-prefeito de Maceió, a parceria com os produtores foi mais uma das boas iniciativas do trabalho dele em Brasília. “Fico muito feliz em poder ver que a apicultura do Sertão vai receber mais recursos liberados por meu mandato ainda como senador da República para a realização do Polinizando o Sertão 2. Além disso, os jovens da região vão ter à disposição vagas para poderem também aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos em uma atividade importante para a economia alagoana. Os jovens precisam ter oportunidades e essa é uma porta que se abre para eles”, afirmou Cunha.
Emenda – Já para o presidente do instituto, Geraldo Gomes de Barros Neto, a emenda garante a continuidade do trabalho iniciado há cerca de três anos. “Esse recurso nos auxilia a fortalecer a produtividade e o desenvolvimento social que a apicultura gera, mostrando a sensibilidade e seriedade do trabalho de Rodrigo Cunha, especialmente nessa região do Alto e Médio Sertão”, disse.

Assessoria