Rodrigo Cunha visitou o Ecoponto da Gruta, onde ex-carroceiros ajudam a recolher material descartado pela população. Foto: Ascom Seminfra
O trabalho de coleta e descarte regular de resíduos sólidos, como metralhas, lixo e poda, tem sido incrementado desde julho do ano passado por ex-carroceiros cadastrados pela Prefeitura de Maceió, por meio do programa Ecoleta, no Ecoponto da Gruta, parte alta da cidade. O programa visa a inserção dos carroceiros no mercado de trabalho formal, além de incentivar a sustentabilidade ambiental e a proteção dos animais.
Nesta sexta-feira (14), o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, visitou o local e acompanhou de perto o trabalho que tem sido realizado por dez ex-carroceiros que agora pilotam triciclos elétricos. Para poder guiar os veículos, eles foram contemplados com a CHN Social.
“O Ecoleta é um programa que contribui para o reforço na coleta de resíduos em nossa capital. Além da limpeza urbana e sustentabilidade, o programa tem um caráter social imensamente relevante por dar oportunidade a ex-carroceiros que recolhem resíduos das vias, calçadas e até residências”, declarou Rodrigo Cunha.
Iniciativa de sucesso, o programa tem sido visto como referência por outros locais, a exemplo de Recife, Sergipe, Ceará e Petrolina-PE, cujas gestões públicas já buscaram informações sobre o funcionamento do Ecoleta.
Triciclos – O deslocamento dos motociclistas do Ecoleta para o recolhimento de resíduos nas casas é feito por meio de 10 triciclos, todos elétricos, e carregados por meio de energia solar. O Ecoponto da Gruta é o único sustentável. O trabalho do Ecoleta é realizado de segunda à sexta, das 6h às 18h.
Solicitação – O trabalho de recolhimento dos resíduos pode ser solicitado pela população por meio do 0800 082 2600 ou Whatszap (82) 9-8802-4834.
- Assessoria