Os hospitais de Alagoas poderão finalmente contar com 40 respiradores, que chegaram ao estado graças à atuação direta e incisiva do senador Rodrigo Cunha junto ao Ministério da Saúde ao longo de vários dias. Rodrigo esteve pessoalmente com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fincou os pés no ministério em Brasília e se comprometeu a só retornar quando esses equipamentos chegassem em Alagoas. Resultado: os respiradores finalmente chegaram.  Essas máquinas são fundamentais para tratar os pacientes da Covid-19 que desenvolvem a forma grave da doença.

“Esta notícia é muito importante, pois neste momento em que o coronavírus ainda está com graves índices de propagação, é imprescindível que a população alagoana conte com os respiradores, que podem salvar vidas”, comemorou Rodrigo Cunha.

A atuação do senador se deu para que a população de Alagoas não fosse prejudicada com a compra conjunta de respiradores feita pelo estado com o Consórcio do Nordeste, cujas máquinas jamais chegaram às unidades de saúde alagoanas. A compra está sendo investigada e a empresa contratada é suspeita de ter fraudado o negócio. Em Brasília, Rodrigo historiou o caso ao ministro da Saúde, junto com o senador Eduardo Girão, representando ainda o senador Styvenson Valentim, que são do Ceará e do Rio Grande do Norte, respectivamente, estados também prejudicados pela fraude.

Rodrigo cobrou ainda o empenho do Ministério da Justiça  na investigação do esquema fraudulento, pedindo a atuação da Polícia Federal no caso. E pediu informações ao governador da Bahia, Rui Costa, sobre a compra. Como presidente do Consórcio do Nordeste, Costa foi o responsável pela compra que reuniu vários estados da região.

Acompanhe o trabalho do Rodrigo Cunha