Na Mídia / Notícias

Publicado dia 29/08/2018 - 13h05     |     Atualizado dia 31/08/2018 - 16h06

Maxwell Monteiro

Em palestra, Rodrigo Cunha alerta sobre Fake News durante as eleições

Parlamentar falou à comunidade acadêmica e apresentou ferramentas para o combate de informações falsas

Rodrigo Cunha durante palestra na UniNassau

“As informações estão intimamente ligadas às fontes de poder, deve-se ter cuidado”, alertou o deputado estadual (candidato ao Senado), Rodrigo Cunha, durante a palestra “Fake News: A guerra informativa que contamina o Brasil”, realizada na UniNassau, em Maceió, nesta terça-feira (28).

O candidato disse que foi vítima de fake news recentemente, quando teve anunciada por três diferentes portais de notícias uma suposta candidatura sua ao Governo do Estado.

“Graças a minha credibilidade e meu empenho pela verdade, tudo foi resolvido. É preciso ter responsabilidade com a vida do próximo. Não basta só clicar e encaminhar a mensagem, é preciso prever os danos que ela pode causar a uma vida. Lembrando que, quem compartilha informações falsas também serão penalizadas”, salientou.

Rodrigo destacou ainda o poder que a informação tem e os cuidados que devem ser tomados ao repassar alguma notícia sem fonte e sem comprovação quanto a sua veracidade. “Não podemos falar de Fake News sem falar de informação, que é a principal ferramenta de defesa que uma pessoa pode ter. Com a informação, passamos a conhecer os nossos direitos, podemos engajar e mobilizar outras pessoas, mas também, podemos causar sérios danos, quando fazemos mal uso dela. Até porque, ela está intimamente ligada à fonte de poder.”

Como ferramenta de cidadania e também de combate às fake news, o parlamentar citou a lei de acesso à informação, onde todos os órgãos públicos são obrigados a prestar contas publicamente de tudo que foi gasto.

Ele lembrou também do sistema Monitora Alagoas e sobre a sua busca para garantir que o voto nas sessões da Assembleia se tornasse aberto. “Um dos meus primeiros projetos quando fui eleito foi para acabar com o voto secreto na Assembleia. O eleitor precisa saber se quem ele elegeu votou a favor ou contra ao que ele espera, para não ser enganado”, ressaltou ele.

Ao final da palestra, Rodrigo, que também foi diretor do Procon Alagoas, realizou um quiz com algumas notícias falsas e verdadeiras para que os participantes opinassem quanto a sua veracidade, sendo uma forma de conscientização sobre o assunto.

O coordenador do curso de Administração e organizador da palestra, Edivaldo Ferreira, agradeceu ao deputado por ter aceito e o convite e falou da importância de ter um parlamentar disposto a conversar com a comunidade acadêmica. “Rodrigo, obrigado por sua disponibilidade para falar desse tema que é tão importante para a formação do aluno, fazendo com que ele perceba que nem tudo que está posto é verdadeiro e assim consiga enxergar e compreender o que é verdade de fato”.

Também prestigiaram o evento, alguns professores da instituição e o deputado federal Pedro Vilela.



Gabinete Maceió: Praça Dom Pedro II, s/n, Centro. CEP: 57020-900

Gabinete Arapiraca: Rua São João, 200, Alto do Cruzeiro. CEP: 57311-225

© Mandato Rodrigo Cunha.
Todos os direitos reservados.